Mitos e Verdades sobre a Mastologia - Hospital Haroldo Juaçaba
×

Blog

Mitos e Verdades sobre a Mastologia

Confira alguns dos principais mitos e verdades sobre a mastologia

A mastologia é uma área fundamental na saúde da mulher, especialmente quando se trata da prevenção e tratamento do câncer de mama. Contudo, muitos mitos cercam essa especialidade, gerando dúvidas e inseguranças. Esclarecemos alguns deles no texto a seguir.

Apenas mulheres com histórico familiar de câncer de mama desenvolvem a doença?
Mito. Embora o histórico familiar aumente o risco, a maioria dos casos ocorre em mulheres sem parentes próximos diagnosticados. Fatores como estilo de vida e idade também são determinantes para o desenvolvimento da doença.

O uso frequente de sutiã pode contribuir para o aumento de chances de desenvolvimento do câncer de mama?
Mito. Não há evidências científicas que comprovem essa relação. O uso de sutiãs, independentemente do modelo, não influencia o desenvolvimento da doença.

A mamografia é dolorosa?
Mito. Embora algumas mulheres relatem desconforto, a mamografia é um exame crucial para a detecção precoce do câncer de mama.

Câncer de mama só afeta mulheres?
Mito. Embora seja muito mais comum em mulheres, homens também podem desenvolver câncer de mama, mesmo que em menor proporção.

A Mamografia deve ser feita por todas as mulheres a partir de 40 anos, mesmo sem histórico de sintomas?
Verdade. O câncer de mama pode ser assintomático em suas fases iniciais. Exames regulares são indispensáveis para a detecção precoce.

Mulheres podem realizar a mamografia a partir dos 40 anos?
Verdade. Atualmente a faixa etária para realização do exame é para mulheres a partir dos 40 anos.

Compreender os mitos e verdades sobre a mastologia é fundamental para combater a desinformação sobre a relação entre câncer de mama e exame de mamografia e garantir que mais mulheres possam tomar decisões assertivas sobre o futuro da sua saúde.

Conte com o cuidado de quem é referência em tratamento oncológico. Agende seu exame de mamografia no Hospital Haroldo Juaçaba(85) 3288-4575