Dia Mundial do Combate à Meningite - Hospital Haroldo Juaçaba
×

Blog

Dia Mundial do Combate à Meningite

No Dia Mundial da Meningite, vamos explicar o por que devemos falar sobre a doença, abordando seus sintomas, risco de contágio e prevenção. 

A meningite é uma doença que consiste da inflamação dos meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por uma série de fatores: vírus, bactérias, fungos e, raramente, por medicações ou processos autoimunes. É importante ressaltar que a meningite bacteriana é o tipo mais grave da doença.

Sintomas

Os sintomas variam, sendo os principais: dor de cabeça, enjoo, vômitos, rigidez na nuca, mal-estar geral e convulsões. Nos casos de meningite bacteriana os sintomas costumam aparecer rápido e de forma intensa. Nos demais casos de meningite os sintomas são mais brandos e surgem de forma mais tardia.

Formas de contágio e grupos de risco

A doença pode ser causada por uma série de fatores agentes exigindo tratamento rápido para evitar complicações. Por conta do sistema imunológico em desenvolvimento ou enfraquecido, bebês, crianças, adolescentes e idosos são os principais grupos de risco. Nos bebês os sintomas são de difícil identificação. Irritação, moleira protuberante e reflexos anormais são alguns alertas de risco para os pequenos. Em casos de suspeita de contágio, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.

Transmissão

Na maioria dos casos a meningite é transmissível. A forma mais comum de transmissão acontece pela disseminação de gotículas respiratórias. A doença, em suma, pode ser também transmitida por causa do contato direto com fluídos corporais infectados.

Possíveis sequelas da Meningite

Alguns casos de meningite podem deixar sequelas. Casos mais graves da doença exigem internação hospitalar, ventilação mecânica e cuidados intensivos. Em outros casos, o tratamento adequado é junto ao neurologista com o apoio de antivirais, antifúngicos e antibióticos.

Como prevenir a meningite e por que precisamos falar sobre a meningite?

A principal forma de prevenção é através da vacinação. Nos últimos 2 anos, houveram surtos e alertas epidêmicos de meningite em algumas regiões do Brasil. É importante lembrar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada para a prevenção da doença.

Aqui no blog do Hospital Haroldo Juaçaba você esclarece suas dúvidas sobre doenças infecciosas e muito mais.

Agende sua consulta ou fale conosco através do WhatsApp da nossa Central de Atendimento: (85) 3288- 4575

Fonte: Site Drauzio Varella