Dia Mundial do Combate à Hepatite - Hospital Haroldo Juaçaba
×

Blog

Dia Mundial do Combate à Hepatite

Saiba quais as formas de cuidado e prevenção contra a doença.

O Dia 19 de Maio é dedicado ao Dia Mundial do Combate à Hepatite. Em prol da importância da data, destacamos alguns pontos de informação, conscientização, cuidado e prevenção. Veja a seguir.

O que é a Hepatite?

A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, toxinas, abuso de álcool e medicamentos, e se classifica por tipos.

Tipos de Hepatite:

Existem diversos tipos de Hepatite. No entanto, no Brasil destacamos os tipos mais comuns que podem ser classificados de acordo com a forma que a doença foi contraída. Hoje, vamos dar destaque aos tipos: A, B, C e D.

  • Hepatite A

A Hepatite A é contraída por meio de vírus e é infeciosa. O contágio pode ocorrer pode estar ligado a consumo de alimentos mal lavados, água “maltratada”, falta de higiene e saneamento básico, ou de forma sexual com indivíduos portadores da doença.

Sintomas da Hepatite A:

Muitas vezes a Hepatite A é assintomática. Quando apresenta sintomas estes podem ser:

Pele e olhos amarelados (icteria)

Urina de cor escura

Febre

Fezes claras ou esbranquiçadas, entre outros sintomas…

  • Diagnóstico e Formas de Tratamento:

O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue. Não há uma forma específica de tratamento, a doença precisa ser monitorada e a automedicação precisa ser evitada.

  • Cuidados de Prevenção:

A principal forma de prevenção é por meio da vacinação, ainda na infância. Além disso, manter a higiene básica, lavar sempre as mãos, higienizar os alimentos adequadamente, consumir apenas água tratada, entre outros pontos de cuidado devem ser considerados.

  • Hepatite B

A Hepatite B é considerada uma infecção sexualmente transmissível. Porém, por além do contágio sexual, a doença pode ser contraída por compartilhamento de objetos cortantes ou ainda, pelo leite materno em caso de mães portadoras da doença que amamentam.

  • Sintomas da Hepatite B:

Esse tipo de Hepatite, assim como o tipo A, pode ser assintomático ou apresentar os mesmos sintomas.

  • Diagnóstico e Formas de Tratamento:

O teste de rastreio para Hepatite B é a principal forma de diagnosticar a doença.

Se a Hepatite B for do tipo ”crônica” o paciente deve ser acompanhado pelo médico que vai avaliar se é necessário o acompanhamento ou tratamento com medicação. Nos casos mais graves, que pode comprometer o fígado do paciente, é necessário o uso de antivirais.

Como Prevenir o contágio pela Hepatite B?

Estar com o esquema vacinal da Hepatite B completo, usar preservativo e não compartilhar objetos perfurocortantes, são as principais formas de prevenção.

  • Hepatite C

A Hepatite C também é viral e compartilha das mesmas formas de contágio da Hepatite B (compartilhamento de objetos perfurocortantes, de “mãe para filho” e sexualmente, com ênfase para sexo anal, ainda assim, sendo essa forma de contágio mais rara para a Hepatite C).

  • Sintomas, Diagnóstico e Tratamento para a Hepatite C:

A Hepatite C tem maiores chances de se tornar crônica por costumar ser assintomática durante muito tempo. Portanto, é importante que pessoas maiores de 40 anos (faixa etária mais acometida pela doença) ou que estão no grupo de risco, diabéticos e gestantes, exemplo. Estejam atentos aos sintomas e procurem assistência médica. Quando não acompanhada, a Hepatite C pode se tornar cirrose ou câncer do fígado.

  • Formas de Prevenção:

Utilizar preservativos, não compartilhar objetos perfurocortantes e realizar o pré-natal adequado, quando gestante.

  • Hepatite D

A Hepatite D é de tipagem viral e composta pela presença do vírus da Hepatite B em sua carga viral.

  • Sintomas e Transmissão da Hepatite D

Os sintomas se assemelham aos sintomas de outras tipagens de Hepatite: febre, urina de cor escura, pele amarelada, entre outros…

  • Prevenção e Formas de Tratamento:

A Hepatite D, quando crônica, pode evoluir para doenças mais graves e o fígado sofrer danos severos. Além de também poder estar ativa em pacientes portadores da Hepatite tipo B. O Diagnóstico pode ser feito por exame de sangue que detecta anticorpos HDV e é fundamental para um tratamento mais rápido e seguro. O tratamento é indicado de acordo com o histórico do paciente, mas pode ocorrer por medicamentação antiviral.

Infelizmente, não existe vacina para a Hepatite D, mas as mesmas formas de prevenção que são indicadas para a tipagem B, são recomendadas para a Hepatite D (usar preservativo e não compartilhar objetos perfurocortantes, são as principais formas de prevenção).

Aqui no Blog do HJ, estamos comprometidos em compartilhar informações precisas e seguras sobre saúde.

Conte com o nosso cuidado sempre que precisar. Agende sua consulta através do nosso Canal de Atendimento: (85) 3288- 4575

Fonte: Drauzio Varella