Orientações a Pacientes

SEJA BEM VINDO AO HJ

Estas orientações servem para melhor atendê-lo durante a sua estadia no Hospital Haroldo Juaçaba com o objetivo principal de garantir o bem estar dos pacientes e familiares.

ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS

O HJ dispõe de uma equipe de saúde multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, treinada para melhor atender o paciente. Estes profissionais são responsáveis pela comunicação de todos os procedimentos executados no hospital, estando sempre à disposição. Pacientes e acompanhantes devem se dirigir a equipe assistencial para o esclarecimento de dúvidas e comunicar alterações que julguem importantes no quadro do paciente.

O QUE É NECESSÁRIO TRAZER PARA O HOSPITAL NO DIA DA INTERNAÇÃO?

Na data da internação, o paciente deve trazer exclusivamente objetos e produtos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, sabonete e xampu. NÃO é permitido trazer toalha, lençóis e travesseiros. É PROIBIDO também o uso de eletrodomésticos, como ventilador, televisores, equipamentos de som ou outros equipamentos portáteis.

SOBRE AS VISITAS

As visitas aos pacientes internados seguem horários rígidos e são estabelecidos de modo a respeitar os horários de troca de curativos, aplicação de medicações e banho, a fim de garantir a rotina normal do hospital. Solicitamos que os visitantes cheguem com antecedência mínima de 30 minutos, para facilitar a identificação na recepção e melhor organização da visita. IMPORTANTE:VER HORÁRIOS DE VISITAS

ENTRADA E CONSUMO DE ALIMENTOS NO HOSPITAL

A alimentação do paciente é parte essencial do seu tratamento e de responsabilidade do hospital. Suas refeições são elaboradas e controladas por uma equipe de nutricionistas, que ajusta a dieta de maneira personalizada. Portanto, o paciente está PROIBIDO de consumir alimentos que não sejam oferecidos pelo hospital. Também é vetada a entrada de alimentos em enfermarias e apartamentos, mesmo para consumo apenas do acompanhante.

REFEIÇÕES

A dietoterapia é fundamental no processo de recuperação do paciente. Por isso, o hospital dispõe de um serviço especializado em nutrição clínica que elabora um cardápio balanceado e diferenciado para adequação do plano alimentar às necessidades nutricionais do paciente. Horários das refeições dos pacientes: Café da manhã: 6h às 7h Lanche da manhã: 9h às 10h Almoço: 12h às 13h Lanche da tarde: 15h às 16h Jantar: 18h às 19h Ceia: 21h às 22h

NÚMERO DE ACOMPANHANTES DURANTE A INTERNAÇÃO.

PARTICULAR E CONVÊNIOS: Cada paciente tem direito preferencialmente a um único acompanhante. Casos excepcionais serão avaliados pelo médico assistente, a quem caberá fazer a justificativa de um número maior de acompanhantes. SUS: Se o paciente internado for menor de 18 anos de idade, tem assegurado um acompanhante - um dos pais ou responsável -e a cobertura de suas despesas (art. 12 da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente). O mesmo direito é assegurado aos idosos (60 anos ou mais) submetidos à internação hospitalar, (art. 16 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso). Pacientes fora destas faixas etárias e submetidos a cirurgia de menor complexidade somente terão direito a acompanhante após avaliação e decisão tomada pelo médico assistente do paciente.

IMPORTANTE

Acompanhante do paciente particular, do paciente de convênio (menor de 18 anos e acima de 60 anos) têm direito a uma ou mais refeições de acordo com o seu convênio; - Serviço de quarto: conforme informativo do cardápio. Acompanhantes de pacientes do SUS tem direito ao almoço no refeitório térreo, no horário de 13:30 às 14h. - OS ACOMPANHANTES DEVERÃO RESPEITAR A ROTINA DE UTILIZAÇÃO DAS PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO.

PACIENTES MANTIDOS EM ISOLAMENTO

Alguns pacientes poderão ser mantidos em regime de internação chamado "ISOLAMENTO”. Nestas situações, o acesso aos familiares será restrito e as visitas somente ocorrerão com a autorização expressa da equipe clínica. Essa restrição tem por objetivo resguardar a saúde do paciente e dos visitantes.

TRANSFERÊNCIA DE PACIENTE PARA UTI

Quando houver a transferência do paciente para UTI, os familiares deverão dirigir-se para sua residência e seguir a rotina de visitas informada anteriormente. Ressaltamos que o visitante está proibido de circular por outros leitos nas dependências da UTI.

ALTA HOSPITALAR

Quando concluído o tratamento, o paciente receberá alta da internação. Nesta situação, ele será liberado EXCLUSIVAMENTE com a presença de um familiar ou responsável. IMPORTANTE: Ao receber alta, paciente e acompanhante deverão se dirigir a recepção localizada no térreo do hospital, a fim de concluir o processo de liberação do paciente.

RESULTADOS DE BIOPLASTIA E OUTROS EXAMES REALIZADOS DURANTE A INTERNAÇÃO

Pacientes submetidos a cirurgia poderão ter coleta de material para realização de exame de biópsia. Nestes casos, poderão dirigir-se ao 2o andar do hospital, no Laboratório de Patologia, para receber a senha de acesso ao resultado do exame pela internet ou optar por receber no ato do retorno cirúrgico com o médico assistente.

ATENDIMENTO NA UIC

A UIC (Unidade de Intercorrência de Câncer) é o setor responsável pelo atendimento dos pacientes que estão em tratamento no HHJ. A unidade funciona em caráter contínuo, 24 horas por dia, com a presença de médicos que integram o corpo clínico de especialistas da instituição. Antes de buscar a UIC, o paciente ou acompanhante poderá fazer contato através dos telefones 3288.4569/4622 para receber orientações básicas e iniciais até a realização do atendimento na unidade. Durante o horário das visitas será informado o boletim médico é feito o esclarecimentos de dúvidas aos familiares. PACIENTES MANTIDOS NA UIC DEVERÃO PORTAR EXCLUSIVAMENTE OBJETOS DE USO PESSOAL, NÃO SENDO PERMITIDO O USO DE CELULARES, NOTEBOOKS, SMARTPHONES, ELETROELETRÔNICOS, OBJETOS DE VALOR OU OUTROS.