Orientações a Acompanhantes

SEJA BEM VINDO AO HJ.

Estas orientações servem para melhor atendê-lo durante a sua estadia no Hospital Haroldo Juaçaba com o objetivo principal de garantir o bem estar dos pacientes e familiares.

COMO TER INFORMAÇÕES SOBRE O PACIENTE

O paciente, sempre que necessário, pode dirigir-se a equipe clínica para esclarecer suas dúvidas. Durante a internação, os médicos realizam visita, geralmente pela manhã, momento em que conversam com pacientes e acompanhantes, prestando as informações necessárias. Familiares de pacientes internados na UTI ou na Unidade de Intercorrência de Câncer (UIC), receberão informações sobre o quadro clínico do paciente durante o horário de visitas, momento de esclarecimentos e retirada de dúvidas. EM HIPÓTESE ALGUMA, SERÃO REPASSADAS INFORMAÇÕES SOBRE O QUADRO DO PACIENTE POR TELEFONE.

NÚMERO DE ACOMPANHANTES DURANTE A INTERNAÇÃO.

PARTICULAR E CONVÊNIOS: Cada paciente tem direito preferencialmente a um único acompanhante. Casos excepcionais serão avaliados pelo médico assistente, a quem caberá fazer a justificativa de um número maior de acompanhantes. SUS: Se o paciente internado for menor de 18 anos de idade, tem assegurado um acompanhante - um dos pais ou responsável -e a cobertura de suas despesas (art. 12 da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente). O mesmo direito é assegurado aos idosos (60 anos ou mais) submetidos à internação hospitalar, (art. 16 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso). Pacientes fora destas faixas etárias e submetidos a cirurgia de menor complexidade somente terão direito a acompanhante após avaliação e decisão tomada pelo médico assistente do paciente. - OS ACOMPANHANTES DEVERÃO RESPEITAR A ROTINA DE UTILIZAÇÃO DAS PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO.

SOBRE AS VISITAS

As visitas aos pacientes internados seguem horários rígidos e são estabelecidos de modo a respeitar os horários de troca de curativos, aplicação de medicações e banho, a fim de garantir a rotina normal do hospital. Solicitamos que os visitantes cheguem com antecedência mínima de 30 minutos, para facilitar a identificação na recepção e melhor organização da visita.

NÚMERO DE VISITANTES

O período de internação é um momento de desgaste físico e emocional para o paciente. Dessa forma, a visita deve ser breve e descontraída, proporcionando um momento de boa conversa e motivação. Não fale coisas negativas, leve alegria e estímulo a quem está internado. Evite contato físico com outros pacientes para reduzir o risco de infecção. É permitido, no máximo, 6 visitantes que se alternarão em grupos de 2 visitantes por vez. É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 12 ANOS, SALVO EM CASOS EXCEPCIONAIS E AUTORIZADOS PELA DIREÇÃO DO HOSPITAL. A SOLICITAÇÃO DEVERÁ SER FEITA COM ANTECEDÊNCIA, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA, DAS 8H ÀS 16H, NO POSTO DE ENFERMAGEM; OS VISITANTES DEVERÃO RESPEITAR A ROTINA DE UTILIZAÇÃO DOS ADESIVOS DE IDENTIFICAÇÃO.

PACIENTES MANTIDOS EM ISOLAMENTO

Alguns pacientes poderão ser mantidos em regime de internação chamado "ISOLAMENTO”. Nestas situações, o acesso aos familiares será restrito e as visitas somente ocorrerão com a autorização expressa da equipe clínica. Essa restrição tem por objetivo resguardar a saúde do paciente e dos visitantes.

TRANSFERÊNCIA DE PACIENTE PARA UTI

Quando houver a transferência do paciente para UTI, os familiares deverão dirigir-se para sua residência e seguir a rotina de visitas informada anteriormente. Ressaltamos que o visitante está proibido de circular por outros leitos nas dependências da UTI.

ALTA HOSPITALAR

Quando concluído o tratamento, o paciente receberá alta da internação. Nesta situação, ele será liberado EXCLUSIVAMENTE com a presença de um familiar ou responsável. IMPORTANTE: Ao receber alta, paciente e acompanhante deverão se dirigir a recepção localizada no térreo do hospital, a fim de concluir o processo de liberação do paciente.

RESULTADOS DE BIOPLASTIA E OUTROS EXAMES REALIZADOS DURANTE A INTERNAÇÃO

Pacientes submetidos a cirurgia poderão ter coleta de material para realização de exame de biópsia. Nestes casos, poderão dirigir-se ao 2o andar do hospital, no Laboratório de Patologia, para receber a senha de acesso ao resultado do exame pela internet ou optar por receber no ato do retorno cirúrgico com o médico assistente.

CUIDADOS QUE O ACOMPANHANTE DEVE TER AO VIR PARA O HOSPITAL

É necessário antes de mais nada que o acompanhante esteja plenamente saudável. Caso esteja resfriado, tenha apresentado sinais recentes de infecção (febre, calafrios, nariz escorrendo, tosse, lesões de pele), deve evitar acompanhar o paciente ou circular pelo hospital, sob o risco de comprometer a recuperação do paciente.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

ACESSO AO PRONTUÁRIO DO PACIENTE: O prontuário do paciente está sob a guarda do hospital, a quem cabe zelar por resguardar a privacidade e sigilo. O seu acesso ocorrerá exclusivamente com autorização expressa do paciente, mediante preenchimento de protocolo na recepção de internação e autorizado posteriormente pela Superintendência Clínica do HHJ em horário comercial. Não existe exceção a esta regra. PREVENÇÃO E FRAUDES: Alertamos para golpes que vêm sendo noticiados em meios de comunicação e que ocorrem em todo o país. Pessoas movidas de má-fé fazem ligação para casa de familiares de pacientes internados e se passam por funcionários do hospital para cobrar valores destinados a realização de exames e vendendo facilidades. O ICC não pratica a cobrança de qualquer valor por telefone e condena essa prática. Na ocorrência de situação desta natureza, solicitamos que seja feito contato com a Ouvidoria através do telefone 3288.4620.