HOME > BLOG Pesquisa Clínica HJ já participou de mais de 100 estudos clínicos

Hospital Haroldo Juaçaba participa de estudo mundial inovador sobre câncer gástrico

14/06/2021Pesquisa clínica
Imagem Header

O Hospital Haroldo Juaçaba (HJ) é a instituição brasileira com o maior número de participantes na pesquisa mundial em câncer gástrico. De acordo com o coordenador do estudo no HJ, Dr. Flávio Bitencourt, o hospital é um dos oito centros de pesquisa clínica no Brasil que participam do estudo. A pesquisa avalia o uso da imunoterapia com Pembrolizumabe em combinação a quimioterapia com fluoropirimidina, platina e trastuzumabe para pacientes que apresentam positividade do fator de crescimento epidérmico humano tipo 2, uma proteína conhecida como HER-2.

O Pembrolizumabe já é utilizado para outros tipos de câncer, e agora teve eficácia comprovada no tratamento do câncer gástrico avançado (irressecável ou metastático) pelos resultados preliminares do estudo KEYNOTE-811, sendo concedida aprovação acelerada nos Estados Unidos no início de maio pelo Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Isso significa que o estudo teve tanto sucesso que o medicamento foi aprovado para uso antes da conclusão da pesquisa.

Dr. Flávio Bitencourt ressalta que essa participação chancela a expertise do HJ, sua busca por tratamentos inovadores e a relevância de sua atuação em pesquisas clínicas mundiais. Toda essa experiência em pesquisa e os melhores tratamentos fazem parte do nosso DNA inovador e são oferecidos aos nossos pacientes.

A médica investigadora responsável pelo estudo no ICC, Dra. Maria Marcela Monteiro, destaca que é a primeira imunoterapia aprovada para este cenário e que, apesar dos dados preliminares, irá mudar o padrão de tratamento para esse perfil de paciente. É o HJ proporcionando tratamentos inovadores aos pacientes por meio de sua medicina preditiva e oferecendo um atendimento completo do diagnóstico ao tratamento em um só lugar, por meio dos diversos serviços prestados em seu Centro Oncológico, Centros de Especialidades, Centro de Diagnóstico, Centro de Procedimentos, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Patologia e Laboratório de Biologia molecular e genética

Postar comentário